TikTok LogoTikTok Logo
Princípios da Comunidade

Princípios da Comunidade

Lançamento em 17 de abril de 2024

Em vigor a partir de 17 de maio de 2024

O TikTok tem oito princípios orientadores da comunidade que se baseiam na segurança e no nosso compromisso com o respeito aos direitos humanos. Eles determinam nosso trabalho diário e orientam como abordamos as difíceis decisões de aplicação de nossas diretrizes. São centrados nesses temas:

  • Equilibrar prevenção de danos e expressão
  • Abranger a dignidade humana
  • Garantir que nossas ações sejam justas

Reconhecemos que, às vezes, esses princípios podem estar em conflito uns com os outros e consideramos cuidadosamente quando um é mais importante que o outro. Estas considerações são guiadas pelos macros jurídicos internacionais e pelas melhores práticas do setor, incluindo os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos, a Carta Internacional dos Direitos Humanos, a Convenção sobre os Direitos da Criança e os Princípios de Santa Clara. Também buscamos a opinião de nossa comunidade, de especialistas em segurança e saúde pública e de nossos Conselhos Consultivos.

  1. Evitar danos: Nosso foco principal é manter o TikTok como um local seguro e divertido. Consideramos as várias maneiras pelas quais esse conteúdo ou comportamento pode afetar nossa comunidade diversa. Isso inclui danos físicos, psicológicos, financeiros e de privacidade individuais, bem como danos sociais. Para estabelecer o equilíbrio certo com a liberdade de expressão, restringimos o conteúdo apenas quando necessário e de forma a minimizar o impacto no discurso.
  2. Permitir liberdade de expressão: A criatividade gerada pela expressão é o que alimenta nossa vibrante comunidade. Honramos esse princípio ao proporcionar a oportunidade de livre expressão em nossa plataforma e também ao lidar proativamente com qualquer comportamento que possa inibir o discurso de outras pessoas. No entanto, a liberdade de expressão não é um direito absoluto — é sempre considerada em relação ao seu dano potencial. E também não se estende ao direito de ter seu conteúdo divulgado no feed "Para você".
  3. Incentivar a civilidade: A civilidade cria respeito entre as pessoas e auxilia no desenvolvimento das comunidades. A maneira como interagimos uns com os outros online, às vezes, pode ameaçar as interações positivas com outras pessoas; portanto, ser civilizado no TikTok é fundamental para cumprir nossa missão. Isso significa reconhecer a dignidade inerente a todos e agir como se estivéssemos frente a frente. Para garantir espaço para a livre expressão, permitimos maior amplitude para a crítica social de figuras públicas.
  4. Respeitar o contexto local: O TikTok reúne mais de um bilhão de pessoas de mais de 150 países em um espaço digital compartilhado. Trabalhamos com especialistas regionais e comunidades locais para garantir que a nossa abordagem global considere a forma como os danos são vivenciados em todas as regiões e que permita aplicações regionais de nossas diretrizes, enquanto mantemos um padrão de valorização de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
  5. Celebrar a inclusão: Queremos que pessoas de todo o mundo se sintam acolhidas em nossa plataforma. Valorizamos e celebramos diferentes culturas, identidades, aparências, pontos de vista, interesses e experiências. Sabemos que algumas comunidades, historicamente, tiveram menos oportunidades de participação, por isso estamos comprometidos com o princípio da igualdade e com a mitigação de danos que afetam desproporcionalmente grupos marginalizados.
  6. Proteger a privacidade individual: Temos o compromisso de proteger e respeitar a privacidade da nossa comunidade e das pessoas que são mostradas ou discutidas em conteúdo na plataforma. Procuramos garantir que o conteúdo compartilhado na plataforma não invada a privacidade e nem exponha informações pessoais.
  7. Oferecer transparência e consistência: Queremos que todos saibam quais são nossas regras e padrões e como os aplicamos. Procuramos fornecer um aviso claro sobre nossas políticas e práticas, aplicá-las de forma consistente e igualitária e compartilhar nossos esforços de aplicação de nossas regras no Centro de Transparência. Seremos transparentes ao longo das diretrizes quando precisarmos priorizar outro princípio sobre a consistência, como contexto local ou inclusão.
  8. Ser imparcial e justo: Moderar um grande volume de conteúdo todos os dias é um esforço complexo, e desenvolver um processo confiável para fazer isso é fundamental. Temos o compromisso de sermos imparciais e agimos com base em evidência, produzimos resultados justos, notificamos as ações de aplicação de nossas regras e damos a oportunidade de apelação.